Equipa

JOSÉ ALBERTO SIMÕES
Contacto nacional 
Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona no Departamento de Sociologia. É igualmente investigador do CESNOVA — Centro de Estudos de Sociologia da Nova (FCSH-UNL). Tem investigado em vários projectos (nacionais e internacionais) nas áreas da sociologia da cultura, juventude e comunicação. Integra, desde 2006, a rede de investigadores do projecto europeu EU Kids Online (www.eukidsonline.net). Actualmente, para além de coordenar a participação portuguesa no projecto Net Children Go Mobile (www.netchildrengomobile.eu), é também investigador responsável pelo projecto Activismo juvenil em rede: media digitais, movimentos sociais e cultura participativa entre jovens activistasPara além de vários capítulos de livros e artigos científicos sobre os anteriores temas, publicou ou co-organizou quatro livros de que se destaca, pela ligação ao tema, Crianças e Internet em Portugal (co-organização, MinervaCoimbra, 2012).

 

CRISTINA PONTE
Membro da equipa
Cristina Ponte, Professora Associada com Agregação no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a pesquisar temáticas sobre media e gerações, com um foco em crianças e jovens. Coordenadora da equipa portuguesa na rede europeia EU Kids Online desde 2006, é membro do Conselho Consultivo do Consórcio Internet Segura desde 2009.  Coordenou o projeto Inclusão e Participação (2009-2011), do Programa UTAustin|Portugal, e o projeto Crianças e Jovens nas Notícias (2005-2007), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Membro da direção da Acção COST IS0906, sobre Audiências (2010-2014), é atualmente membro da direção do Grupo de Trabalho Children, Youth and Media, da Associação Europeia de Pesquisa e Educação em Comunicação (ECREA).

 

JULIANA DORETTO
Membro da equipa
É doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da Capes, na área de Estudo dos Media e do Jornalismo. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paul. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, também pela Universidade de São Paulo. Foi docente em cursos de jornalismo no Brasil. Como repórter, passou pelo portal UOL e por diversos suplementos da Folha de S.Paulo. É membro da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e da Ecrea (European Communication Research and Education Association) e pesquisadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas”, da USP.  seu trabalho centra-se na participação dos leitores em revistas cujo público são crianças.

 

CELIANA AZEVEDO
Membro da equipa
Jornalista e investigadora, faz doutoramento em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e do Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH) com bolsa de estudos CAPES (Brasil). É membro das unidades de investigação científica Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa – CESNOVA e Centro de Investigação Media e Jornalismo – CIMJ, ambos pertencentes à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, participa nos projetos de investigação Net Children Go Mobile e A Cultura na Primeira Página. Tem interesse nas áreas de tecnologias de informação e comunicação, gerontologia, audiência, gerações e jornalismo. 

 

 

EDUARDA FERREIRA
Membro da equipa
Doutorada em Geografia Humana, mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning e Psicóloga Educacional. Investigadora no e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, FCSH, Universidade Nova de Lisboa e membro do Space, Sexualities and Queer Research Group of the Royal Geographical Society, do Reino Unido. Tem participado em diversas Comissões Organizadoras de conferências, tais como: “European Geographies of Sexualities Conference” (Bruxelas 2011 e Lisboa 2013) e “Geografias da Inclusão: Desafios e Oportunidades” (Lisboa 2010). Tem investigado e publicado sobre o uso de telemóveis em contextos educativos. Os seus interesses de investigação estão relacionados com mapas colaborativos em ambiente online, geografias de género e políticas de igualdade.

 

COLABORADORAS/ES
Ana Bárbara Corvo, Ana Paula Pinheiro, Ana Póvoa, Annamaria Gaal, Beatriz Ferreira, Catarina Salvado, Gaspar Santos, Helena Ferreira, Inês Pedrosa e Melo, Marta Silva Correia, Teresa Serafim, Ysamar Lobo.